Agile

Leia em 1 minuto

Test Driven Development O TDD trás um Feedback rápido e evita a criação de código desnecessário, entenda mais sobre essa técnica de verificação e validação.

Por Altair (Tato) J. Fernandes

O Test Driven Development (TDD) ou em português desenvolvimento guiado por testes é uma prática no desenvolvimento de software, onde a orientação é: criar um teste para cada funcionalidade antes mesmo de desenvolver o código.

Essa prática está relacionada ao Extreme Programming (XP) pois ao utilizá-la o desenvolvedor terá benefícios como: a simplicidade do código, o código nasce de um teste, a melhoria no design, a confiabilidade e segurança.

O manifesto ágil conseguiu impulsionar o TDD, mas foi Kent Beck o propulsor da prática com a publicação do seu livro TDD em 2002, o pai de Kent já havia abordado a ideia em um dos seus livros, então Kent conseguiu assimilar os benefícios do ciclo de testes no desenvolvimento de software.

A essência do TDD são pequenos ciclos de repetições, onde o primeiro teste criado não passa por não localizar a funcionalidade esperada, então o desenvolvedor cria a funcionalidade para que o teste funcione, a funcionalidade é refatorada aprimorando o código de acordo com as boas práticas do desenvolvimento de software, um novo teste é criado, dando sequência no desenvolvimento de outras funcionalidades.

Assim é possível verificar com facilidade possíveis bugs, criar funcionalidades de maneira independente, desenvolver um código mais simples e legível.

Descubra mais sobre o TDD em nossa Talk: